Transações da bolsa crescem acima dos 900 mil milhões

11

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) transacionou um total de 907 mil milhões de kwanzas de Janeiro a Agosto de 2022, segundo o director do Gabinete de Estudo e Estratégia da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).

Johny Soki revelou à imprensa, à margem de uma acção de formação dirigida a jornalistas sobre o mercado de capitais, que o volume negociado é atribuído, entre outros factores, ao crescimento do próprio mercado e a uma política de suavização da dívida levada a cabo pela Unidade de Gestão da Dívida Pública.

Acrescentou que o pico das transações foi influenciado pelas operações de Agosto, quando foi negociado um valor de 335,8 mil milhões de kwanzas, um incremento de 75 por cento, em relação ao mês de Julho.

As transações de Agosto decorrem de uma política de suavização da dívida adoptada pelo Ministério das Finanças para substituir “instrumentos indexados à taxa de câmbio ou de maturidades curtas, por outros, com maturidades mais longas para nivelar o perfil da dívida”.

As transações ocorreram entre a Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD), representada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), com os participantes do mercado registados na BODIVA, pelo que o impacto se reflectiu no volume negociado, disse o responsável.

Média de negociações

Média mensal das negociações realizadas na bolsa situa-se acima de cem mil milhões, “o que significa a presença de investidores a vender e comprar”, sendo, ainda, resultado da maior educação financeira e grau de conhecimento dos instrumentos disponibilizados por parte dos investidores.

“As empresas e os investidores estão agora a descobrir o mercado de capitais, pelo que vamos tendo um crescimento paulatino. É provável que, ao final do ano, mais empresas se venham a financiar desta forma”, afirmou.

Apontou a cotação do Banco BAI em bolsa, ocorrida em Julho, bem como o processo de decorrer no mesmo sentido a favor do Caixa Geral de Angola como prova de que “temos um projecto de potenciação de emitentes para captar mais empresas”, admitindo que, até ao final do ano, mais empresas se venham a financiar desta forma.

No cômputo de 2021, o volume transacionado na BODIVA rondou os 800 mil milhões de kwanzas, menos 13 por cento que o negociado nos primeiros oito meses do ano.

Artigo anteriorDescoberto diamante de 131 quilates na mina do Lulo
Próximo artigoEmpresários alemães reafirmam interesse na economia angolana