Toyota Corporation reafirma aposta no mercado angolano

8

A Toyota Corporation reafirmou, recentemente, a disponibilidade em contribuir, com a construção e reabilitação de infra-estruturas e equipamentos sociais em Angola, no quadro da responsabilidade social da empresa e da parceria com o Governo Angolano.

Em declarações à ANGOP, o CEO e presidente da empresa, Ichiro Kashitani, apontou os acordos firmados com o ministério da Energia e Águas para a execução de um projecto de desenvolvimento de infra-estruturas de abastecimento de água, utilizando energias renováveis, a resolução de questões relacionadas com a água e a seca em algumas regiões de Angola. “Assinamos um memorando de entendimento com o Ministério da Energia e Águas sobre o estudo conjunto de energias renováveis e desenvolvimento de infra-estruturas de abastecimento de água. O objectivo é desenvolver infra-estruturas de abastecimento de água através da dessalinização da água do mar utilizando a energia solar”, referiu.

Com o Ministério da Saúde (MINSA), disse, os três memorandos prevêem a introdução de veículos de transporte de vacinas a frio e um teste de condução local. “Prevê-se que o veículo de transporte de vacinas doado chegue em Angola em finais de Agosto. A eficácia do veículo será então verificada com o Ministério da Saúde”, adiantou.

No domínio económico, Ichiro Kashitani, destacou o consórcio entre a TOA Corporation e a Toyota Tsusho para a expansão do terminal de contentores do Porto do Namibe e a reabilitação do terminal de exportação de minério de ferro do Porto de Sacomar, no âmbito da cooperação bilateral entre Angola e o Japão. A conclusão do projecto está prevista para 2025. “Estamos convencidos de que estes dois projectos têm um grande potencial como porta de entrada para as importações e exportações para outros países sem litoral do continente africano e esperamos que conduzam à diversificação industrial e à criação de emprego em Angola. É de salientar que os fundos para este projecto foram concedidos através de um empréstimo ao Governo angolano pelo Banco Japonês para a Cooperação Internacional (JBIC)”, disse.

Entre as acções, consta ainda o memorando de entendimento com a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD) sobre o estudo conjunto sobre o desenvolvimento de infra-estruturas na Zona Franca da Barra do Dande (FTZ).

Conforme Ichiro Kashitani, estão em curso discussões com a SDBD sobre um estudo relativo ao abastecimento de electricidade e água à ZCL da Barra do Dande. Com base na filosofia de “With África For África”, que visa crescer em conjunto com o povo e a sociedade de África, adiantou, a corporação continuará a trabalhar na resolução dos problemas sociais de Angola, a contribuir para a criação de uma sociedade melhor, a fim de aumentar o sorriso no rosto das crianças angolanas.

Em relação a possibilidade de montagem de uma futura linha de montagem de automóveis em Angola, Ichiro Kashitani disse que a empresa vai analisar o estudar, de forma cuidadosa e aprofunda, todas as possibilidades e ver o que fazer no futuro.

A história de Toyota Tsusho com Angola estende-se por mais de meio século, desde o início da exportação de veículos Toyota em 1966, com o estabelecimento de Toyota de Angola em 1991. Este foi o primeiro investimento directo da Toyota Tsusho no continente africano.

Além disso, produtos farmacêuticos de qualidade e confiança são distribuídos em Angola pela Laborex Angola, um grossista de produtos farmacêuticos.

Artigo anteriorGoverno ajusta medidas económicas para ajudar famílias
Próximo artigoObras do Porto do Namibe ficam concluídas em 2025