
O stock da Dívida Pública do país registou uma redução de 72,43 mil milhões de dólares em 2019 para 68,07 em 2020, fruto dos esforços que o Executivo Angolano tem vindo a implementar nesse sentido.
Segundo o “Boletim Anual da Dívida Pública”, esta redução demonstra os esforços e as acções em curso a nível do Ministério das Finanças, através da Unidade de Gestão da Dívida (UGD), no sentido de publicar informações sobre a gestão da dívida pública em Angola.
Dados das Finanças dão conta que o rácio da dívida pública no país baixou para 66 por cento, no primeiro trimestre do ano em curso, fruto de acções desenvolvidas nos últimos cinco anos pelo Governo angolano.
O boletim da dívida pública acrescenta que, a publicação da evolução da dívida no país, surge no âmbito do programa de melhorias e de transparência da dívida pública, instituído pelo Banco Mundial (BM) em colaboração com o Fundo Monetário Internacional (FMI)
Surge ainda para atender de forma eficaz e eficiente a crescente demanda do público de interesse por canais oficiais de informação da dívida, no período de 2014-2020.
O “Boletim Anual da Dívida Pública” é uma publicação com periodicidade anual cujo propósito assenta na divulgação dos dados estatísticos da dívida com realce para a evolução do stock e fluxos, com o objectivo de capacitar e dotar o leitor de informações relevantes sobre a dívida pública. Sobre a transparência, a ministra das Finanças, Vera Daves disse que o país está a caminhar para a definição daquilo que poderá ser o “carro-chefe” para a melhoria do ambiente de negócios.
“Estamos a caminhar para a definição daquilo que poderá ser o carro-chefe, mas seguramente a melhoria do ambiente de negócios, a robustez das empresas e as oportunidades que o crescimento económico dos próximos tempos irá gerar, torna possível a entrada de outros também do sector privado na nossa bolsa”, sublinhou Vera Daves de Sousa.
O stock da dívida pública corresponde ao valor acumulado de dívida por pagar num determinado período de tempo.