Produção de açúcar aumentada na Biocom

17

A Companhia de Bio-combustíveis de Angola (BIOCOM) aumentou a sua produção este ano passando de 120 mil para 128 mil toneladas de açúcar cristal branco.

Essa quantidade resulta da moagem de 1,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que para além desse produto, vai ainda permitir a produção de 18 mil metros cúbicos de etanol e 64 mil megawatts de energia eléctrica renovável.

A informação foi dada pelo director-geral adjunto da Biocom, Luís Bagorro, no acto de abertura da colheita referente ao ano agrícola 2022, no referido projecto.

“A nossa produção tem vindo a aumentar a cada ano, fortalecendo a indústria nacional através do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da cana-de-açúcar em convergência com o programa de apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações-PRODESI”­, frisou.

Precisou que a colheita ora iniciada, a decorrer até ao mês de Novembro deste ano, deriva de uma área cultivada de 30 mil hectares de cana-de-açúcar, acrescentando que em função do aumento da produção, a Biocom vai criar até ao final do ano, 3 mil e 500 empregos directos.

A abertura da colheita foi feita pelo governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, que na ocasião considerou o aumento da produção de açúcar em 8 mil toneladas como um factor de desenvolvimento da economia nacional, que concorre para a segurança alimentar do país.

Exortou a Biocom no sentido de desenvolver mais acções sociais em prol das comunidades, sobretudo no domínio dos desportos e a admissão de mais quadros, acrescentando que esforços conjuntos com o governo da província devem ser envidados para a reabilitação da estrada que dá acesso aos projectos hidroeléctricos de Laúca e Capanda, num percurso de 40 quilómetros, sob pena de encarecer o preço do açúcar devido a dificuldades de transportação.

Localizada no município de Cacuso, província de Malanje, a Biocom é uma das maiores indústrias do país, voltado a produção de cana-de-açúcar destinado ao fabrico de açúcar, etanol e energia eléctrica, a partir da biomassa.

A Biocom está instalada no Polo Agro-Industrial de Capanda, no município de Cacuso, numa área de 81 mil e 201 hectares dos quais 70.106 agricultáveis e 11.095 reservado a preservação ambiental e vegetação nativa.

Até 2021, a Companhia abasteceu o mercado nacional com 120 mil toneladas de açúcar, representando 40 por cento do produto consumido no país.

Artigo anteriorConsórcio Quanten investe 3,5 mil milhões de dólares na refinaria do Soyo
Próximo artigoCrescimento económico de 2,7 % para 2022