
O Produto Interno Bruto (PIB) real da indústria transformadora registou um crescimento acumulado de 7,7% nos últimos 5 anos, afirmou o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes. A afirmação foi feita durante a abertura do III Fórum Indústria.
De acordo com o ministro, que cita os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) registados entre 2018 e 2022, o maior destaque foi no ano passado, que se registou um crescimento na ordem de 6%.
“A perspetiva de crescimento do segmento industrial passou a ser suportada pela existência de um conjunto alargado de mais de 160 projectos industriais estruturantes e concretos, agrupados em diferentes clusters”, justificou.
Não obstante, segundo o ministro, por estes fatores, os segmentos industriais têm vindo a contribuir para a redução das importações e para o aumento das exportações e da empregabilidade, sobretudo nos sectores dos alimentos, bebidas, materiais de construção e agroindústria.
O III Fórum indústria visa promover um amplo debate sobre o que é necessário fazer e alterar, convocando os envolvidos para entender quais são as responsabilidades de cada um e aquilo que deve mudar para se reforçar o desenvolvimento industrial.
Estão presentes os membros do governo, das principais instituições públicas, associações empresariais, empresas de consultadoria, banca comercial, seguradoras e representantes dos mais importantes projectos industriais implantados em Angola.