
A primeira participação dos Estados Unidos da América (EUA) na Feira Internacional de Luanda (FILDA) sinaliza a materialização de um plano idealizado pelos estadistas João Lourenço e Joe Biden, e reforça a parceria estratégica entre os dois países, disse o director executivo da Câmara de Comércio Americana em Angola, Pedro Godinho.
O empresário falava à margem da Mesa-Redonda e Fórum de Negócios, em alusão ao Dia dos EUA na FILDA, cujo encontro visou apresentar às empresas participantes as oportunidades de financiamento do EximBank, que contou com a presença da presidente da instituição, Reta Jo Lewis.
Pedro Godinho reforçou que desde 2017, os EUA têm manifestado sinais de um novo rumo nas relações com Angola, através de uma parceria estratégica económica e comercial.
Durante o fórum, assinalou, foram anunciados milhões de dólares disponíveis para financiar projectos a fim de ajudar a desenvolver o país. “A iniciativa dá peso nas relações que os EUA desejam manter com Angola”.
Na visão do executivo da Câmara de Comércio Americana em Angola, cabe agora às instituições angolanas e à classe empresarial fazer o trabalho de casa para que “possamos beneficiar destas facilidades” da maior potência do mundo.
Reiterou tratar-se de uma parceria estratégica que vai representar transferência de tecnologia, conhecimento, fluxos financeiros, bem como a criação de empregos que a juventude “muito necessita”.
EximBank vai financiar projectos na Indústria e Saúde
O EximBank manifestou o interesse de financiar projectos nos sectores da Indústria, Saúde e Alimentação em Angola, numa altura em que os dois países celebram os 30 anos de relações diplomáticas.
Segundo a presidente do EximBank, Reta Jo Lewis, existe um mandato do Governo dos Estados Unidos da América (EUA) para facilitar, também, o financiamento no segmento da inteligência artificial, energias renováveis, entre outros.
“Vamos aprovar os projectos à medida que forem surgindo dentro daquilo que são as condições previamente estabelecidas pelo Governo dos EUA e o EximBank”, referiu Reta Jo Lewis, em declarações à imprensa no final da Mesa-Redonda e Fórum de Negócios, em alusão ao Dia dos EUA na Feira Internacional de Luanda.
A Mesa-Redonda e Fórum de Negócios juntou na maior bolsa de negócios do país um grupo de empresas angolanas e americanas para discutir as oportunidades de negócios e financiamento daquela importante instituição financeira dos EUA.
Os EUA maior economia mundial está representada pela primeira vez na 38ª edição da FILDA que este ano tem como lema “Economia digital, a nova fronteira da economia mundial”.