Octomar e Cabship assinam acordo com “olhos” na zona franca de Cabinda

8

As empresas que operam no sector de oil & gas, assinaram recentemente, em Luanda, um Memorando de  Entendimento (MdE) visando prestar serviços de apoio marítimo e submarino em águas rasas e profundas no offshore de Cabinda.

A “joint  venture”, 100% angolana, que será registada na zona franca de Cabinda, tem também na “mira” o futuro terminal marítimo de Caio localizado na referida província prevendo também a criação de novas oportunidades de negócios e de emprego especializado.

Com efeito, o administrador executivo da  Octomar, Luís Lago de Carvalho, disse, citado no comunicado, que  Cabinda foi a província que permitiu o crescimento da empresa, bem como formar a maior parte dos seus mergulhadores. “Temos continuado a operar em  Cabinda, mas a partir da nossa base de Luanda e achámos que devíamos mudar  esse quadro tendo agora encontrado um parceiro sólido, e com a mesma visão  sobre o conteúdo local, como a Cabship, para o fazer. Com a criação da Zona  Económica Especial de Cabinda, decidimos finalmente avançar e este é o primeiro  passo para o que esperamos venha a ser uma empresa local com bastante sucesso  e muitos motivos de orgulho para todos”, referiu.

A Octomar é uma empresa 100% nacional estabelecida em 1997 com o  objectivo de fornecer serviços marítimos e subaquáticos à indústria petrolífera em  Angola.

Os seus núcleos de serviços são categorizados essencialmente em Terminais  Oceânicos e serviços de apoio a FPSO ́s (Unidades Flutuantes de Processamento e  Armazenamento); Inspeção, Serviços de Prospecção Subaquática, Reparação e  Manutenção (IRM) – incluindo ensaios Não-Destrutivos; Apoio à exploração,  instalação e produção do campo petrolífero. Todas as suas operações são  executadas com a utilização do mergulho por ar, mistura de gases ou saturação, ou  com o uso de ROV (veículos telecomandados à distância) e, se necessário, apoiadas  por barcos de apoio ao mergulho e barcos de posicionamento dinâmico (DPII). Fornece navios de suporte às operações em Offshore tais como AHTs, PSVs, SPVs,  Crewboats e outros.

A Cabship, porém é outra empresa angolana com uma vasta experiência em Oil & Gas, líder em gestão de materiais petrolíferos e  logística desde 2009. possui certificação ISO 9001:  2015 e ISO 45001: 2018 desde 2018. É o maior  empregador privado do sector na província de Cabinda.

Opera mais de  50 armazéns de materiais e equipamentos petrolíferos para os seus clientes,  oferecendo soluções chave na mão, optimizada e pronta para responder às suas  necessidades operacionais diárias. Cresceu para oferecer soluções 3PL e 4PL aos  seus clientes de acordo com suas necessidades. Como membro da Global Logistics  Network (GLN), a empresa estende o seu alcance aos 536 escritórios da rede em  125 países, permitindo-lhe atender às necessidades de logística dos seus clientes  em todo o mundo, de maneira profissional e eficiente.

Artigo anteriorIncentivos vão servir de catalisador para a geração de novos empregos no país
Próximo artigoFILDA-2023 já contabiliza 550 empresas inscritas