Obras do Porto do Namibe ficam concluídas em 2025

5

As obras do Terminal Mineraleiro da Sacomar, vocacionado para a exportação de ferro, e da expansão do Terminal de Contentores do Porto do Namibe, devem ficar concluídas dentro de dois anos, disse à Angop o presidente executivo da Toyota Corporation, Ichiro Kashitan.

“Estamos convencidos de que estes dois projectos têm um grande potencial como porta de entrada para as importações e exportações para outros países sem litoral do continente africano e esperamos que conduzam à diversificação industrial e à criação de emprego em Angola, avançou.

As obras, financiadas  pela Agência Japonesa de Crédito, arrancaram no ano passado e empregam 500 operários. Após a sua conclusão, o Porto Minerareiro poderá exportar minério de ferro de Cassinga na província da Huíla.

Quanto ao Terminal de Contentores é considerado como estratégico para o desenvolvimento da região Sul de Angola, (nomeadamente do Namíbe, Huíla, Cunene e Cuando Cubango), onde serão desenvolvidos projectos ligados aos sectores da agricultura, agro-indústria, mineral, madeira, petróleo e turismo.

Zona Franca

Ichiro Kashitani, apontou os acordos firmados com o ministério da Energia e Águas para a execução de um projecto de desenvolvimento de infra-estruturas de abastecimento de água, utilizando energias renováveis, a resolução de questões relacionadas com a água e a seca em algumas regiões de Angola.

“Assinamos um memorando de entendimento com o Ministério da Energia e Águas sobre o estudo conjunto de energias renováveis e desenvolvimento de infra-estruturas de abastecimento de água. O objectivo é desenvolver infra-estruturas de abastecimento de água através da dessalinização da água do mar utilizando a energia solar”, referiu.

Sobre o Ministério da Saúde (MINSA) Ichiro Kashitani afirmou que os três memorandos prevêem a introdução de veículos de transporte de vacinas a frio e um teste de condução local. “Prevê-se que o veículo de transporte de vacinas doado chegue em Angola em finais de Agosto. A eficácia do veículo será então verificada com o Ministério da Saúde”, adiantou.

Entre as acções, consta ainda o memorando de entendimento com a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD) sobre o estudo conjunto sobre o desenvolvimento de infra-estruturas na Zona Franca da Barra do Dande (FTZ).

Conforme Ichiro Kashitani, estão em curso discussões com a SDBD sobre um estudo relativo ao abastecimento de electricidade e água à ZCL da Barra do Dande.

Com base na filosofia de “With África For África”, que visa crescer em conjunto com o povo e a sociedade de África, adiantou, a corporação continuará a trabalhar na resolução dos problemas sociais de Angola, a contribuir para a criação de uma sociedade melhor, a fim de aumentar o sorriso no rosto das crianças angolanas.

Em relação a possibilidade de montagem de uma futura linha de montagem de automóveis em Angola, Ichiro Kashitani disse que a empresa vai analisar, estudar, de forma cuidadosa e aprofunda, todas as possibilidades e ver o que fazer no futuro.

Artigo anteriorToyota Corporation reafirma aposta no mercado angolano
Próximo artigoProdutos certificados figuram entre os mais exportados