Malanje: Fazenda Quizenga prevê colher 20 mil toneladas de milho

7

A fazenda Quizenga, instalada na comuna de Cacuso, numa área de 5 mil hectares, prevê colher 20 mil toneladas de milho na presente campanha agrícola.

Os números foram avançados pelo director do projecto, Bernabé Sambongo, durante a visita que o governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, efectuou àquele empreendimento, referindo que a safra vai ser feita numa área de 2 mil hectares.

O responsável disse ainda que vão ser preparados 500 hectares de soja e estima uma colheita de 3 mil toneladas, devendo a semente ser lançada à terra em Setembro.

Bernabe Sambongo explicou, por outro lado, que a empresa está a trabalhar para melhorar alguns aspectos ligados à irrigação, daí que existe uma barragem com uma capacidade de 7 mil metros cúbicos, que “vai ajudar a resolver eventuais falhas em caso de haver pouca precipitação”.

O director do projecto Quizenga acrescentou que, neste momento, ainda está em curso a colheita da campanha, pelo que foram cultivados cerca de 3 mil hectares de milho.

A fazenda conta com 21 pivôs instalados, estando a beneficiar 190 famílias do município. A fazenda vai começar a produzir ração na primeira época agrícola, cuja capacidade de produção da unidade industrial é de duas toneladas por hora, mas o objectivo é aumentar a capacidade, assegurou Bernabé Sambongo.

O projecto, com carácter integrado, está a apostar também na produção de aves e conta com o envolvimento de jovens formados em instituições de formação agrária do país e cada um está a produzir cinco hectares de milho com um financiamento do BDA.

A fazenda possui silos com capacidade para armazenar cerca de 30 mil toneladas.

De recordar que o Executivo está a apostar na produção de grãos, através do Programa Planagrão, com vista a reduzir a importação de cereais, com realce para o milho.

Artigo anteriorReceitas do IVA no I semestre sobem 13,5% mas estão abaixo da meta do OGE
Próximo artigoCompra de cereais atinge mais de 100 mil toneladas