Incentivos vão servir de catalisador para a geração de novos empregos no país

5

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, assegurou que o Executivo vai continuar a promover políticas e incentivos que visam proporcionar o surgimento de mais fábricas que geram emprego, contribuem na diminuição das importações e promovem renda e bem-estar às famílias.

Victor Fernandes garantiu o facto ao falar ao Jornal de Angola à margem da inauguração de duas fábricas (uma de derivados de gesso e outra de pescado), nos municípios da Catumbela e Baía Farta, feita pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

O governante afirmou que o impacto do surgimento de infraestruturas económicas é positivo, na medida em que geram emprego, essencialmente, para jovens.

Por aquilo que elas (fábricas) determinam, fazem a alteração até da forma como se vivencia espaços geográficos onde elas estão instaladas.

“Indústrias iguais inauguradas em Benguela e com a dimensão igual fazem surgir outras pequenas que se lhe associam e que produzam materiais que elas precisam, tais como indústrias de apoio e todo ecossistema que normalmente acompanham indústrias desta dimensão. Por isso, o impacto é muito importante e nós estamos satisfeitos”, frisou.

Melhor ambiente de trabalho

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, reafirmou, sexta-feira, em Benguela, que o país tem, actualmente, um “excelente” ambiente de negócio.

Justificou que, devido ao ambiente que o país proporciona, o interesse de investidores tem estado a aumentar de maneira satisfatória.

Assegurou que, o melhor exemplo que serve de indicador do bom ambiente de negocio no país, resulta no facto de haver operadores que estão a investir e acreditam no país.

Para o ministro da Indústria e Comércio, o exemplo acima indicado é a melhor forma de transmitir para quem quer que seja e queira investir no nosso país.

“Temos um excelente ambiente de negócio. É óbvio que ainda temos que melhorar, mas, neste momento, temos todas as condições para proporcionar que quem queira investir possa vir”, disse.

Disse que “felizmente” há muitos investimentos feitos desde 2017. Sem referir o número, Victor Fernandes fez saber que as duas fábricas abertas em Benguela são mais alguns exemplos de que vale apenas investir em Angola.

“Temos tudo para atrair mais investimentos. Há facilidade de acesso à terra, existe força de trabalho, constituída maioritariamente por jovens”, disse, salientando que as facilidades são os bons incentivos que o país tem.

Para o governante, a falta de investimento de uma maneira geral não é uma queixa se quer possível. Esclareceu que a falta de financiamento tem que ser analisada de forma concreta, sobretudo, para o projecto desenhado, o financiamento necessário, às garantias do financiamento pretendido, entre outros.

Artigo anteriorDeputados aprovam Manuel Dias para governador do BNA
Próximo artigoOctomar e Cabship assinam acordo com “olhos” na zona franca de Cabinda