
Os produtores agrícolas da província do Bié e o Governo local prepararam, com esmero, a realização da IV Edição da Feira da Batata e do Milho, que vai decorrer na cidade do Cuito, entre os dias 31 de Agosto e 2 de Setembro do ano em curso.
Embora ainda se esteja no período de colheita dos grãos produzidos na campanha agrícola 22/23 – iniciada em Setembro de 2022, em que as autoridades da província esperam colher perto de duas mil toneladas de alimentos diversos -, os produtores rurais que vão participar directamente no evento, esperam vender mais de 500 toneladas de milho e perto de 100 de batata rena.
Cooperativas organizadas
Na primeira edição da feira que aconteceu no município do Chinguar em Agosto de 2019, foram comercializadas mais de 100 toneladas de milho e 50 de batata rena.
As cooperativas organizadas do Chinguar, Nharea, Camacupa, Cunhinga, Catabola e Andulo, que nos últimos anos produziram grandes quantidades do “grão de ouro”, como é apelidado o milho na região, e do tubérculo originário da América do Sul (a batata rena), que hoje se cultiva em diversas regiões do planeta, sendo o Bié, um dos maiores produtores nacionais, estão confiantes na realização de bons negócios durante o evento. Paiva Horácio, produtor da região do Andulo, que plantou durante a última safra perto de 130 hectares de campos de milho, aponta que os produtores rurais da região vão ter boa rentabilidade com a venda da produção, que, segundo o produtor, mais de 50 por cento tem destino certo.
Já Alféu Vinevala, dos maiores produtores de grão e tubérculos da região, diz que deve participar no evento, mas com uma redução nas quantidades de milho e de batata rena para venda, uma vez que a sua grande aposta, na presente safra agrícola, foi a produção de trigo, tendo esperanças que pode colher na sua fazenda do vale do Eyumbi, no município do Chinguar, oito mil toneladas deste cereal, que é uma das principais apostas do Executivo, no âmbito do programa Planagrão. Embora não avance custos concretos para a realização da IV Edição da Feira da Batata e do Milho, que acontece em finais do mês de Agosto, o Governo da Província do Bié, vai congregar no evento, produtores e outros interessados oriundos de todas as latitudes do país, estando para tal, a criar todas as condições para o certame, que coincide com as festas da Cidade do Cuito.
Na edição passada, realizada em Agosto de 2021, o governador do Bié, Pereira Alfredo, revelou a importância que o evento representa para a província, na qual apontou para a necessidade de os produtores rurais locais e nacionais começarem a pensar na vertente do agronegócio.
Na altura, Pereira Alfredo revelou ser essencial aquela franja bastante importantepara o crescimento da economia angolana. A primeira Feira da Batata Rena e do Milho aconteceu no município do Chinguar, de 8 a 10 de Agosto de 2019, e nela foram comercializadas mais de 100 toneladas de milho e 50 de batata rena. A província do Bié é o maior produtor de batata rena, sendo a Fazenda Vinevala e Filhos o maior produtor deste tubérculo.