
O Banco Nacional de Angola (BNA) elevou, por aviso publicado este fim de semana, o limite da posição cambial dos bancos para 10 % dos fundos próprios regulamentares, acima dos 5,0 por cento estabelecidos em Janeiro de 2021, com o que os operadores desse mercado passam a dispor de maior oferta de divisas.
No Aviso 13/2022, o BNA insta os bancos a observarem, numa base diária, um limite da posição cambial que não exceda os 10 % dos fundos próprios regulamentares.
Como base de cálculo da posição cambial, o BNA estabelece os saldos, convertidos em kwanzas, das contas do activo e do passivo registados no balanço em moeda estrangeira, bem como os fundos próprios regulamentares apurados no fecho do mês anterior.
Esta medida foi inicialmente anunciada pelo governador do BNA, José de Lima Massano, como decisão do Comité de Política Monetária realizada em Março, onde ficou determinada a necessidade de a posição cambial reflectir melhor o curso regular do mercado de divisas.
Limite de posição cambial é o total de dinheiro em moeda estrangeira que os bancos podem reter para as operações de pagamento de bens e serviços e colocação no mercado, tendo potencial de gerar uma oferta mais frugal de divisas.