
Um grupo de quatro empresas alemãs vai investir cinco mil milhões de euros nos sectores das energias renováveis, construção de hospitais e em fábricas de tratamento dos resíduos sólidos, pelo país.
O facto foi anunciado à imprensa por Klause Schreiber, chefe de uma delegação alemã que se encontra em visita a Angola.
No final de uma audiência com o PCA da AIPEX, António Henriques, o empresário disse que nos próximos seis meses começam a ser edificados esses projectos em diferentes províncias de Angola.
Segundo Klause Schreiber, fazem parte, igualmente, desse grupo de investidores as empresas “IF GMDH Growth”, a “Diplom” e a “RTV Invest”, que actuam nas mais diferentes áreas dos seguimentos económicos.
O empresário disse que, para além destes três sectores eleitos como prioritários, vão promover acções de formação de quadros angolanos no âmbito das medicinas locais e de processos de transformação dos resíduos em matéria-prima.
“(….) O ambiente de negócios em Angola é bastante atractivo, garante segurança e retorno dos investimentos”, destacou o empresário alemão.
Por sua vez, o PCA da AIPEX informou que em Angola existem 39 projectos com financiamento de empresas alemãs, avaliados em mais de 290 milhões de dólares.
Segundo o responsável, este grupo de empresários, até ao dia 11 do corrente mês, vai analisar outros possíveis investimentos na agricultura, indústria, transportes, construção civil, energia.
O PCA da Agência de Investimentos e Promoção das Importações adiantou também que, nos próximos dias, chega ao país um outro grupo de empresários alemães com a mesma finalidade de investir em Angola.