Access Bank é o novo dono do Finibanco Angola

14

O Access Bank PLC comprou 51% do capital social do Finibanco Angola ao Montepio Holding, no âmbito da estratégia de expansão em África.

Os acionistas do Finibanco aprovaram a aquisição na Assembleia Geral Anual, realizada em 29 de Junho. A operação contou igualmente com as aprovações regulamentares necessárias das autoridades da Nigéria e Angola.

O Director Geral do Banco, Roosevelt Ogbonna, mostrou-se entusiasmado com a conclusão da aquisição, que se alinha estrategicamente com o objectivo de consolidar a presença na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

“Acreditamos que Angola oferece um vasto potencial de crescimento, e o Access Bank está bem posicionado para contribuir significativamente para o desenvolvimento económico do País”, disse.

De acordo com o responsável, a intenção é reforçar a participação no Finibanco até 100% para solidificar a posição no sector financeiro de Angola e permitir fornecer uma gama alargada de serviços e soluções financeiras aos clientes na região.

O presidente da Comissão Executiva do Finibanco Angola, Rui Pereira, afirmou que a notícia da conclusão da aquisição da participação de 51% no capital social do Finibanco pelo Access Bank, foi recebida com enorme satisfação.

“O Banco ao passar a integrar ao Grupo Access Bank, terá ao seu dispor condições para se afirmar no mercado como referência para os angolanos com uma proposta de valor diferenciada e inovadora que irá permitir novas oportunidades de negócio e de investimento bem como assumir um papel de relevo no apoio ao desenvolvimento da economia.

Rui Pereira acredita que nos próximos meses a instituição dará passos decisivos com vista à implementação e desenvolvimento estratégico do novo Access Bank para Angola e que, muito em breve, este novo Banco será uma das referências mais impactantes do Grupo Access Bank.

O Grupo Access Bank está presente em 3 continentes, 18 países e com mais de 60 milhões de clientes.

Artigo anteriorFundo Soberano culpa guerra na Ucrânia pelos resultados negativos
Próximo artigoPR aprova mais dois empréstimos junto do Banco Mundial num total de 700 milhões USD