
Segundo a Energy Capital Power, com uma produção média de cerca de 1,16 milhões de barris de petróleo por dia em 2022, a indústria petrolífera do país representa cerca de 75% das suas receitas, prevendo-se que o mercado doméstico de upstream cresça mais de 1,5% nos próximos cinco anos.
Campo de Ndungu – 1 bilião de barris de reservas estimadas de petróleo
Tendo iniciado a produção de petróleo em fevereiro de 2022, o Projeto de Desenvolvimento Ndungu EP localizado no Bloco 15/06 offshore de Angola contém cerca de um bilião de barris de óleo equivalente no local. Operado pela Azule Energy – uma fusão recente entre a Eni e a bp em Angola – o campo petrolífero deverá contribuir com aproximadamente 20.000 barris de petróleo por dia. O campo está situado a aproximadamente 130 km da costa de Angola e a 10 km da unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) de Ngoma.
Desenvolvimento do Campo Petrolífero Agogo – 1 bilião de barris de reservas estimadas de petróleo
Actualmente sendo desenvolvido a uma profundidade de água de aproximadamente 1.700m no Bloco 15/06 offshore de Angola, o Agogo Oil Field Development iniciou a produção em janeiro de 2020, nove meses após sua descoberta, e contém cerca de um bilião de barris de reservas de petróleo estimadas. Operado pela Azule Energy, o campo foi descoberto 20km a oeste da unidade Ngoma FPSO, localizada na área de produção de West Hub, a aproximadamente 180km da costa de Angola.
Campos de Desenvolvimento do Grande Plutónio – 750 milhões de barris de reservas de petróleo estimadas
Compreendendo os campos Galio, Cromio, Paladio, Plutónio e Cobalto, os Campos de Desenvolvimento do Grande Plutónio estão situados em profundidades de até 1.600m, aproximadamente 160km a noroeste de Luanda na concessão do Bloco 18, offshore de Angola. Descobertos entre 1999 e 2001, os campos de desenvolvimento, agora operados pela Azule Energy, contêm reservas estimadas em 750 milhões de barris, tornando-se um dos maiores ativos do país da África Austral.
Área de Desenvolvimento do Campo de Petróleo do Projeto Kaombo – 658 milhões de barris de reservas de petróleo estimadas
Localizado em profundidades de até 1.950m e situado a aproximadamente 150km da costa angolana, o projeto Kaombo é o maior desenvolvimento de campos petrolíferos em águas ultraprofundas em Angola. Localizada no Bloco offshore 31 e operada pela supermajor TotalEnergies, a área de desenvolvimento compreende o desenvolvimento e integração de seis campos satélites – as descobertas de petróleo de Gengibre, Gindungo, Caril, Canela, Mostarda e Luro – bem como duas instalações de FPSO, a Kaombo Norte e Kaombo Sul. Espalhado por uma área de aproximadamente 800 km 2 , estima-se que o projeto Kaombo possua reservas de aproximadamente 650 milhões de barris de petróleo.
Área de Desenvolvimento do Campo CLOV – 505 milhões de barris de reservas estimadas de petróleo
Servindo como o quarto centro de produção no Bloco 17 offshore de Angola e situado a aproximadamente 140 km de Luanda, a Área de Desenvolvimento do Campo CLOV compreende os campos Cravo, Lírio, Orquídea e Violeta. Operado pela TotalEnergies, a produção da Fase I do projeto começou em junho de 2014 a uma taxa de 160.000 barris de óleo por dia, enquanto a Fase II foi lançada em 2018, visando um adicional de 55 milhões de barris de óleo equivalente e atingindo uma capacidade de produção de 40.000 barris de óleo equivalente em 2022.