5 maiores campos de petróleo em Angola por reservas estimadas

137

Segundo a Energy Capital Power, com uma produção média de cerca de 1,16 milhões de barris de petróleo por dia em 2022, a indústria petrolífera do país representa cerca de 75% das suas receitas, prevendo-se que o mercado doméstico de upstream cresça mais de 1,5% nos próximos cinco anos.

Campo de Ndungu – 1 bilião de barris de reservas estimadas de petróleo

Tendo iniciado a produção de petróleo em fevereiro de 2022, o Projeto de Desenvolvimento Ndungu EP localizado no Bloco 15/06 offshore de Angola contém cerca de um bilião de barris de óleo equivalente no local. Operado pela Azule Energy – uma fusão recente entre a Eni e a bp em Angola – o campo petrolífero deverá contribuir com aproximadamente 20.000 barris de petróleo por dia. O campo está situado a aproximadamente 130 km da costa de Angola e a 10 km da unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) de Ngoma.

Desenvolvimento do Campo Petrolífero Agogo – 1 bilião de barris de reservas estimadas de petróleo

Actualmente sendo desenvolvido a uma profundidade de água de aproximadamente 1.700m no Bloco 15/06 offshore de Angola, o Agogo Oil Field Development iniciou a produção em janeiro de 2020, nove meses após sua descoberta, e contém cerca de um bilião de barris de reservas de petróleo estimadas. Operado pela Azule Energy, o campo foi descoberto 20km a oeste da unidade Ngoma FPSO, localizada na área de produção de West Hub, a aproximadamente 180km da costa de Angola.

Campos de Desenvolvimento do Grande Plutónio – 750 milhões de barris de reservas de petróleo estimadas

Compreendendo os campos Galio, Cromio, Paladio, Plutónio e Cobalto, os Campos de Desenvolvimento do Grande Plutónio estão situados em profundidades de até 1.600m, aproximadamente 160km a noroeste de Luanda na concessão do Bloco 18, offshore de Angola. Descobertos entre 1999 e 2001, os campos de desenvolvimento, agora operados pela Azule Energy, contêm reservas estimadas em 750 milhões de barris, tornando-se um dos maiores ativos do país da África Austral.

Área de Desenvolvimento do Campo de Petróleo do Projeto Kaombo – 658 milhões de barris de reservas de petróleo estimadas

Localizado em profundidades de até 1.950m e situado a aproximadamente 150km da costa angolana, o projeto Kaombo é o maior desenvolvimento de campos petrolíferos em águas ultraprofundas em Angola. Localizada no Bloco offshore 31 e operada pela supermajor TotalEnergies, a área de desenvolvimento compreende o desenvolvimento e integração de seis campos satélites – as descobertas de petróleo de Gengibre, Gindungo, Caril, Canela, Mostarda e Luro – bem como duas instalações de FPSO, a Kaombo Norte e Kaombo Sul. Espalhado por uma área de aproximadamente 800 km 2 , estima-se que o projeto Kaombo possua reservas de aproximadamente 650 milhões de barris de petróleo.

Área de Desenvolvimento do Campo CLOV – 505 milhões de barris de reservas estimadas de petróleo

Servindo como o quarto centro de produção no Bloco 17 offshore de Angola e situado a aproximadamente 140 km de Luanda, a Área de Desenvolvimento do Campo CLOV compreende os campos Cravo, Lírio, Orquídea e Violeta. Operado pela TotalEnergies, a produção da Fase I do projeto começou em junho de 2014 a uma taxa de 160.000 barris de óleo por dia, enquanto a Fase II foi lançada em 2018, visando um adicional de 55 milhões de barris de óleo equivalente e atingindo uma capacidade de produção de 40.000 barris de óleo equivalente em 2022.

Artigo anteriorEmpresários satisfeitos com resultados da Expo “Feito em Angola”
Próximo artigoEstado arrecada 10,3 biliões em receita fiscal de Janeiro a Setembro